História da Paróquia

História da paróquia de São Sebastião, Condado – PB.

Em 1935 foi iniciada a construção de uma Capela, que teria sido fruto de uma promessa feita por D. Helena, esposa do Eng. Vicente Nogueira, quando a barragem do açude esteve ameaçada de arrombamento, no inverno de 1934. O terreno foi doado por Dr. Ageu de Castro e o Senhor João Rodrigues foi o coordenador da capela, e também o autor do nome de São Sebastião, pois na época aconteceu uma epidemia de febre tifoide. João Rodrigues guardava a Imagem de São Sebastião em sua mercearia e a conduzia para o altar improvisado nas celebrações das missas.
A 1° Missa celebrada após a fundação do povoado aconteceu em uma casa e foi celebrada pelo o padre Valeriano Pereira de Sousa, da paróquia de Pombal. Em 1939 deu-se inicio a construção da Capela e em 20 de Janeiro de 1941 foi realizada a primeira Festa Religiosa. As missas continuaram a serem celebradas em casas familiares, até o término da construção da capela, em 1942, sempre as primeiras Quartas-Feiras de cada mês após a criação da paróquia de Malta, em 15 de janeiro de 1954, as missas em Condado passaram a ser celebrada com maior frequência, pelos os seguintes Vigários daquela Paróquia.

*De 15/01/1954 á 11/01/1957: Cônego Vicente de Freitas;
*De 12/01/1960 á 30/11/1959: Padre Levi Rodrigues de Oliveira;
*De 01/05/1960 á 01/02/1995: Padre Acácio Cartaxo Rolim.
*De 02/02/1995 á 21/10/2001: Padre Severino de Alencar Leite (Preparação para Quase-Paróquia)
*Padre Paulo Jackson (passou um período de 2 Meses).

Destacamos ainda as missões de Frei Damião e outros frades que o acompanhavam.
Criação da Quase-Paróquia de São Sebastião Condado-PB.
Tendo e vista as necessidades pastorais e espirituais da comunidade eclesial de Condado-PB desta Diocese de Patos-PB, tendo ouvido o concelho presbiteral desta Diocese, seguindo as prescrições do código de Direito Canônico (cam516), havendo por bem desmembrar  a capela de São Sebastião-Condado da paróquia de Nossa Senhora da  Conceição-Malta-PB e elevar  o território em apreço a categoria  de Quase-Paróquia. Fazemos valer também que pertencerá a esta circunscrição a Capela de Nossa Senhora do Desterro município de Vista Serrana-PB.
Os limites territoriais seguiram as mesmas divisões que separam o município de Condado: Ao Norte Paulista, ao Leste com Malta, ao Oeste com Pombal e ao Sul com Catingueira. Os cuidados pastorais e demais atribuições da Quase-Paróquia de Condado ficarão a cargo do Pe.  Severino de Alencar Leite.
Aos 05 de Fevereiro 1995, teve lugar a Cerimônia da Quase-Paróquia de Condado- PB a posse de seu primeiro Vigário. Antecipadamente Côn. Acácio Cartaxo Rolin, onde começou a convocar a comunidade católica para que viesse á Igreja de São Sebastião, a fim de prestigiar a pessoa do nosso venerado pastor Dom. Gerardo Andrade Ponte, o mesmo chegaria a cidade de Condado para criar a Quase-paróquia de São Sebastião, seu padroeiro. Contamos ainda com a presença dos sacerdotes: Albertino de Sousa, Vigário da Diocesana do Pe. Elias Ramalho, pro-vigário geral da Diocese de Patos, e Pe. Severino de Alencar Leite que assumiu os destinos espirituais da Quase paróquia de Condado. Tudo isso  que começava a se movimentar para a criação de uma nova comunidade católica com o seu pastor presente, no dia-a-dia tornava-se uma expectação para os fiéis cristão de condado.
Aos 21 de Outubro de 2001 o Ex. Sr. Administrador  Apostólico da Diocese de Patos –PB, Dom Gerardo Andrade, deu posse para as  função de administrador  paroquial da Quase-Paróquia de São Sebastião Condado, ao Pe. José Maria Gomes de Oliveira, apastorais e movimentos, o povo de Deus em geral, acolhe ao chamado de Deus e a convocação do administrador paroquial, Também fizeram-se presentes alguns padres que concelebraram com o Sr. Bispo Diocesano Dom Manoel , e  Pe. Expedito Caetano da Silva chanceler da cúria Diocesana, relator do decreto. Em seguida nosso administrador Paroquial e primeiro vigário da criada paróquia de são Sebastião Pe. Jorge Maria, dirigiu para os presentes algumas palavras que traduziram a imensa satisfação pela a criação da paróquia e por estar a frente desse rebanho.
Aos 08 de Fevereiro de 2004 na cidade Condado, na Igreja Matriz de São Sebastião, a posse do Pe. Pedro Custódio da Silva, como o segundo pároco desta paróquia, abrindo uma nova caminhada de fé e evangelização. O pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo Diocesano Dom Manoel, representado pelo o Pe. Elias Ramalho, finalizando o Pe. Pedro Custodio empossado finalizou a gradecendo aos presentes.
Aos 26 de Setembro de 2010, na igreja Matriz de São Sebastião em Condado-PB. Foi empossado o Pe. Luiz Gonzaga pereira, que abrindo as portas daquela Igreja adentrou percorrendo a nave centro até o altar, o mesmo foi recepcionado pela a banda Filarmônica de Condado de frente a Igreja Matriz e inúmeros de fiéis que o recepcionava juntamente com o nosso Bispo Diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias, contamos ainda a presenças dos padres: Jorge Luiz, e Elias Ramalho, e os Diáconos, Roberto, Tadeu e João Batista. Após o cerimonial de posse os presentes foram recepcionados com um jantar na Escola Municipal Sebastião Alves de Lima. A comunidade dar as boas vindas ao terceiro pároco da nossa paróquia de São Sebastião onde se faz presente atualmente.





Nenhum comentário: